Alfabetização x Letramento

Atualizado: 24 de Set de 2018

Para ser alfabetizada, uma criança precisa estar madura em todos os sentidos, pois o processo de alfabetização apresenta novas etapas, e a criança deve estar preparada para vencê-las.



A importância da pré-escola

A pré-escola tem um papel importantíssimo no preparo da criança para a alfabetização. É o início da formação da criança, é onde ela vai ter o primeiro contato com o processo de aprendizagem, que será a base para todos os anos de escola que ela terá no futuro. Neste período preparatório, família e escola devem caminhar juntas, auxiliando uma à outra mutuamente.

A escola não deve pular as etapas do desenvolvimento, isso é extremamente prejudicial e trará consequências futuras para a criança, nas áreas pedagógica, emocional ou social.

É o começo da longa caminhada escolar das crianças, por isso, deve ser um bom começo, que proporcione alegria e satisfação para a criança.

Uma criança precisa antes de tudo ter uma autoestima elevada, estar bem emocionalmente, ter segurança e autoconfiança, para poder enfrentar as dificuldades que o processo de alfabetização irão lhe impor.


A criança precisa apresentar características de socialização, aprender a se portar em grupo, respeitar as pessoas, quais são seus limites, a ter disciplina, a estabelecer boa comunicação, a ganhar e saber perder, a ter boas maneiras, etc, aos poucos adquirindo independência e responsabilidade.


A criança deve brincar muito, exercitar-se através de jogos e brincadeiras que estimulem as percepções sensoriais (gustativa, olfativa, visual, tátil e auditiva), para adquirir um bom desenvolvimento motor e dominância lateral definida.

Deve dominar seus movimentos corporais com habilidade e segurança, deve conhecer seu corpo, seus limites, ter postura, equilíbrio, reflexos e raciocínio lógico bem desenvolvidos. Por isso a importância das, brincadeiras de rua, de jogar bola, andar de bicicleta. rolar na grama, brincar com areia, nadar, correr, pular, etc. Isso é o que chamamos de coordenação motora global.

O próximo passo, é o desenvolvimento da coordenação motora fina. A criança se desenvolve nesse sentido quando desenha ou pinta com todos os tipos de lápis, pincéis, quando usa tesouras ou quando pinta com os próprios dedos. Quando rasga, amassa ou pica papéis, quando brinca com jogos de encaixar e montar, enfim, são atividades que limitam-se mais ao uso das mãos, associadas ao raciocínio, à percepção sensorial e à concentração.

Também são pré-requisitos importantes o desenvolvimento da capacidade de concentração, o desenvolvimento da memória e do raciocínio lógico e abstrato. Estes podem ser aprimorados com brinquedos e programas educativos, músicas, histórias, filmes infantis, livros, conversas informais, e tantas outros recursos. Toda e qualquer atividade estimula o cérebro, e quanto mais estimulado, melhor é o desempenho da criança em todo o processo de aprendizagem.


#Letramento #Alfabetizacao #ExperienciaEducativa #PreEscola

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo