O jogo de Capoeira aprimora o controle emocional, estimulando a observação e a defesa, quando necessária, ao contrário de incentivar a agressividade e a violência.

A capoeira é um instrumento de integração, utilizado por professores de educação física no mundo inteiro, nas mais diferentes classes sociais e faixas etárias. Grande parte destes professores visa complementar a educação que é dada pela família, através dos fundamentos da capoeira.

A capoeira, como arte-educação, tem, como principal objetivo, proporcionar a criança um maior desenvolvimento motor bem como melhorar suas relações sócio afetivas, para que possa vivenciar uma experiencia com a capoeira independente de suas limitações.
Objetivos:
Desenvolver no aluno, de forma lúdica, a coordenação motora e as capacidades cognitivas, além de colaborar para o desenvolvimento pleno da criança.
Contribuir para a flexibilidade, equilíbrio e agilidade através da riqueza de movimentos.
Trabalhar a expressão corporal, desenvolvida as brincadeiras e movimentos da capoeira.
Proporcionar uma melhor convivência social, a partir das atividades de integração que a capoeira oferece.
Despertar a musicalidade, através das canções e dos instrumentos utilizados.
Valorizar o esporte e a cultura, bem como a história da arte da capoeira e do Brasil.

A capoeira aprimora o equilíbrio, a força e a disciplina. A criança que pratica capoeira, aprende não apenas a jogar, como também a cantar e a tocar (entre os instrumentos mais tradicionais, destaque para o berimbau, o pandeiro e o caxixi, um chocalho feito de sementes).

Alguns benefícios:
1. Difunde o valor da defesa - e não do ataque
2. Ajuda na formação moral
3. Desenvolve e amplia a cognição
4. Desperta a curiosidade infantil
5. Promove o desenvolvimento físico
6. Estimula o controle emocional
7. Combate as inibições
Ao lado, aluno do jardim, fazendo o movimento da meia-lua.
As aulas de capoeira fazem parte da rotina das crianças na Escola Pé de Feijão.
É um momento de interação entre as turmas, onde participam desde os bebês do berçário até as crianças do Jardim. É lindo de ver a interação entre as turminhas. Os bebês observam atentos os movimentos das crianças maiores, e participam batendo palminhas, embalados pelo som do pandeiro, caxixi e berimbau. Os maiores por sua vez, adquirem noções de empatia, ao cuidar e respeitar o espaço que os bebês ocupam na roda de capoeira. Eles dão um verdadeiro show ao gingar, tocar os instrumentos, cantar as musiquinhas e dançar o samba da capoeira.


No final da aula, sempre ganham a tatuagem, o que é motivo de grande alegria e orgulho, pois levam com eles para casa a "marca" da capoeira (coração, berimbau e pandeiro).




#Capoeira #MultiIdade #CapoeiraParaCrianças #ExperiênciaEducativa