Compostagem com crianças! É possível e funciona!

Nossa Oficina de Compostagem:


Nesse dia, Antônio, com 1 ano e 9 meses, teve o primeiro contato com as minhocas da nossa composteira. A reação dele foi um misto de curiosidade e interesse, com estranheza e receio. Num primeiro momento ele quis se afastar, logo que viu a minhoca na minha mão, mas no outro, a curiosidade foi maior, quis se aproximar e tentar pegar quando viu aquele bichinho se mexer. Achou engraçado.

As poucos, naturalmente, Antônio irá se familiarizando com a prática da compostagem, assim como todas as crianças novas que chegam na escola.


Cada novo integrante que chega à família Pé de Feijão, é apresentado à composteira, seja uma criança bem pequena, ou já maiorzinha, e passa a fazer parte da sua rotina, visitar o minhocário para alimentar as minhocas.

Quando são maiores, os colegas mesmo se encarregam de mostrar, todo orgulhosos e com muita desenvoltura, a prática que tem em manusear as minhocas, e explicando, da maneira deles, como funciona a composteira.

Os menorzinhos, como o Antônio, ainda não entendem o funcionamento, mas já vivenciam a prática, observando as minhocas e os colegas maiores as manuseando. Assim, aos poucos, ele irá aprender que este é um bichinho inofensivo, que não apresenta perigo para ele e faz bem para a natureza.

Os maiores, já entendem que os restos de certos alimentos, como frutas e legumes, não precisam ir para o lixo, e sim, podem virar “comidinha para as minhocas”. O Carlo (5 anos), por exemplo, desde o primeiro dia, ficou muito à vontade com a composteira e em manusear as minhocas.

Na verdade, eles não sabem, mas estão contribuindo para transformar o mundo!

Cada um é responsável, e a mudança começa com pequenos gestos, que fazem uma grande diferença!

Tenho o maior orgulho dos meus pequenos contribuindo para um planeta mais saudável. Que eles levem essa prática para suas casas e para a vida deles! E possam inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo