Peças de encaixe!

Podemos dizer que esse é um dos brinquedos preferidos das crianças na escola.


Nas mãos das crianças, os brinquedos de encaixe se transformam em carros, pontes, aviões, capacetes, drones, edifícios e obras arquitetônicas elaboradas e complexas. Uma brincadeira muito divertida e desafiadora!


As peças ajudam a compreender as formas geométricas, as cores, os tamanhos e os conceitos espaciais (alto ou baixo, estreito ou largo e comprido ou curto).






A brincadeira com peças de encaixe estimula a criatividade e a imaginação; exercita a concentração e a atenção e desenvolve a motricidade fina.

Exige planejamento, raciocínio, um esquema ou um modelo a seguir e, quando a brincadeira acontece em grupo, requer diálogo, cooperação e trabalho em equipe.

As crianças simulam situações e criam narrativas a partir de suas criações.




Por exemplo, o Miguel (5 anos) construiu um carro, e me chamou para mostrar. Falei que estava lindo, e ele descreveu com detalhes: “Eu fiz um carro com faróis pra poder enxergar quando tá noite.”










Essa brincadeira também contribui para a confiança das crianças. A valorização da dedicação e dos resultados, através de elogios e observação aos detalhes (uma coisa fundamental), fazem as crianças se sentirem orgulhosas e motivadas para sempre tentar se superar.


Elas adoram mostrar suas construções elaboradas, e ficam muito entusiasmadas com os elogios que recebem!


Além de tudo isso, ainda reforça o hábito de organização, pois quando a brincadeira acaba, as crianças sempre guardam as peças de volta no lugar.

0 comentário