Aula de Dança - Expressão corporal

Projeto MuDanças - Mundos Dançantes

A dança enquanto arte tem a capacidade de auxiliar na sensibilização, na humanização, no desenvolvimento da empatia, na descoberta de maneiras criativas de resolução de situações, na criação de um “lugar seguro” para entender e expressar os sentimentos, assim como auxiliar no entendimento do seu corpo e no desenvolvimento motor. Esses fatores possibilitam diferentes visões de mundos e formas de pensar.

 

Educar através da dança é possibilitar aos estudantes se tornarem indivíduos mais sensíveis, é proporcionar liberdade, conhecimento sobre o corpo, empatia e autoconfiança, tornando os estudantes “seres mais amplos, mais profundos, mais complexos, mais múltiplos” (MARQUES, BRAZIL, 2014, p.31), a partir das práticas e vivências que a dança proporciona.


O objetivo com o projeto de inclusão da dança é poder proporcionar aos pequenos novas possibilidades de ser, aprender de maneiras diferentes, ensiná-los a pensar com o seu corpo e manter a sua criatividade acesa. Entendemos que a dança enquanto atividade artística “é sempre ressaltada como sendo importante da formação do Homem, na medida em que permite a expressão e comunicação de suas ideias e sentimentos” (MARQUES, 2012, p.65).


A dança enquanto atividade física e artística para os pequenos tem como um de seus objetivos explorar e trabalhar com as quatro fases do desenvolvimento motor: reflexiva, movimentos rudimentares, movimentos fundamentais e movimentos especializados. Exploramos as atividades motoras através de brincadeiras e vivências para possibilitarmos a liberdade e o incentivo que os pequenos necessitam para que suas habilidades motoras estejam em constante experimentação e evolução.


Dentro do Projeto MuDanças trabalhamos a dança a partir da perspectiva da arte fazendo com que os reflexos e as habilidades motoras sejam incentivados por meio de atividades, danças, brincadeiras e jogos que permitam um maior desenvolvimento físico, motor e emocional aos pequenos estudantes.

Temos como compromisso a busca por uma educação sensível e transformadora, onde encaramos, entendemos e lidamos com a dança a partir de todo o potencial que acreditamos que ela possui.

PROPOSTA:
Músicas cantadas e dançadas, circuitos, atividades de interpretação e desinibição, colaboração em criações artísticas são exemplos de como construímos nossas aulas. As aulas não são separadas por gênero, meninos e meninas fazem aulas juntos.

São propostas nas aulas pequenas seqüências coreográficas, para estimular a capacidade de memória e a segurança da criança ao executar uma dança.

O professor é bailarino e coréografo do Tulipa Coletivo de Dança, iniciou seus estudos nos mais variados estilos de dança, entre eles danças urbanas e danças de salão, no ano de 2017 e permanece renovando seu repertório até hoje através de aulas, cursos e workshops, como por exemplo “Vibe Conecction 2018” e “Curso de Dança Contemporânea com Silvia Rucchiga”.